Quem foi a Princesa Isabel?

Комментарии · 177 Просмотры

Isabel do Brasil, conhecida como “a Redentora”, nasceu no Rio de Janeiro em 1846 e era a filha mais velha do imperador Pedro II do Brasil e da imperatriz consorte Teresa Cristina das Duas Sicílias.

?? Em 1864, Isabel casou-se com o príncipe francês Gastão de Orléans, o Conde d'Eu, com quem teve quatro filhos. A princesa não apresentava muitos anseios políticos e preferia uma vida típica das mulheres aristocráticas de sua época. 

?? Como herdeira presumida do Império do Brasil, ela recebeu o título de Princesa Imperial e atuou como regente do império em três ocasiões. Na primeira, sancionou a chamada Lei do Ventre Livre, que alforriava todas as crianças nascidas de escravos após essa lei. Sua segunda regência foi marcada por fraudes e violência durante as eleições, o que danificou a imagem do gabinete governamental e da princesa, seguido de um aborto que a fez se afastar da vida pública. 

? A sua atuação mais notável, contudo, foi na terceira regência, onde ela assinou a Lei Áurea em 1888, extinguindo oficialmente a escravidão no Brasil.

? Apesar da ampla popularidade dessa medida, enfrentou forte oposição à sua sucessão ao trono por ser mulher, seu catolicismo fervoroso, seu casamento com um estrangeiro e a emancipação dos escravos, que desagradou os ricos fazendeiros.

?️ Em 1889, a monarquia brasileira foi abolida por meio de um golpe militar, resultando no exílio de Isabel e sua família. Após a morte de seu pai em 1891, Isabel foi reconhecida pelos monarquistas brasileiros como pretendente ao extinto trono do Brasil até sua morte em 1921. Ela passou seus últimos trinta anos de vida vivendo tranquilamente na França.

Комментарии